“Do Ventre à Raiz” chega a BH com humor, ancestralidade e poesia

A palhaça Rouse Lopes, criação da Cia. Divalhaças, traz à capital mineira o espetáculo “DVAR – Do Ventre à Raiz”, uma performance cômica que mistura riso, ritual e resistência. O encontro com o público é também um mergulho em memórias, dores e curas — conduzido com leveza, irreverência e muita sensibilidade.

No palco, a tradição feminina e o saber ancestral ganham vida em forma de poesia corporal. Rouse Lopes utiliza uma “receita mágica de família” para curar suas próprias feridas e convida o público a rir das suas (e das nossas) vulnerabilidades. 

Em meio ao humor, surgem confissões, marcas do passado e um desejo profundo de transformação. “Do Ventre à Raiz” é mais do que uma peça: é um ritual de escuta e conexão com as emoções. Através da comicidade, Rouse nos conduz a uma experiência catártica, capaz de tocar o íntimo de quem assiste. Como uma prece cênica, o espetáculo propõe um novo caminho — para ela, para quem veio antes e para todas as que ainda virão” comenta Bina Aparecida, criadora da peça que tem como inspiração um problema pessoal da artista. 

Em meio a pandemia Bina encontrou-se em um estado complicado de saúde e em meio a essa dificuldade, consolidou a criação da obra DVAR. 

No ano de 2021 a artista foi contemplada com o projeto Aldir Blanc do Estado de Santa Catarina, o projeto de experimentação artística Do Ventre a Raiz, tinha como objetivo um estudo sobre o hibridismo das linguagens, palhaçaria e música.

Junto com a artista Tetê Purezempla iniciou-se um processo investigativo, que para além da junção das linguagens, foi um processo para adentrar as dores de uma palhaça, dores essas que não dizem apenas respeito a ela, mas também as gerações de mulheres da sua família. Resgatando o passado, a palhaça Rouse Lopes propõe ao público um ritual, um ponto de encontro, onde o riso se torna potência e vira chave para o sentir.


📦SOBRE A CIA. DIVALHAÇAS

A Cia. Divalhaças em 2017 em Jaraguá do Sul ( SC) e teve com motivação o desejo de fazer arte com alma feminina, corpo presente e riso crítico. Formada por mulheres artistas da periferia, a companhia atua há mais de uma década com espetáculos, oficinas e intervenções que valorizam a palhaçaria e a arte drag. 

Seus trabalhos transitam entre a comicidade, o teatro físico e a performance, sempre ancorados em temas urgentes como ancestralidade, território, gênero e resistência.

Com forte inserção em comunidades, escolas e espaços alternativos, a Cia. Divalhaças vem se consolidando como referência de arte engajada, potente e transformadora. 

Com uma trajetória marcada por protagonismo feminino, arte popular e palhaçaria comprometida com o território e com o riso como ferramenta política, amplia seu território criativo com a chegada a Belo Horizonte — trazendo consigo o espetáculo “Do Ventre à Raiz”, que reafirma sua poética: cômica, crítica e profundamente humana que ecoa raízes e renascimentos.


SERVIÇO

📌 

Data: 26 e 27 de julho
Local: Palácio das Artes – Teatro João CeschiattiAv. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG

Horário: Sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos:  Compre já  

Valores: 40 inteira e 20 meia entrada

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.